quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Clodesmidt Riani é homenageado pelo Estado brasileiro

O juiz-forano Clodesmidt Riani, ex-sindicalista e deputado estadual cassado no período da ditadura, foi homenageado na tarde desta quarta-feira (10) com o Prêmio Direitos Humanos 2014. Esta é a mais alta condecoração do Governo federal a pessoas e entidades que se destacam na defesa e promoção dos direitos humanos. A solenidade, que ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília, contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e das ministras Ideli Salvati e Eleonora Menicucci. 

A ministra Menicucci entrega o Prêmio a Clodesmidt junto a Presidente
Com 94 anos, Riani, que estava acompanhado dos filhos Augustemira Riani e Clodsmidt Riani Filho, disse estar emocionado com a homenagem e com a presença de conterrâneos mineiros na solenidade. A jornalista Fernanda Sanglard e o militante de direitos humanos Betinho Duarte, representando as comissões da verdade de Juiz de Fora e Minas Gerais, respectivamente, acompanharam o prêmio.


A abertura da solenidade foi feita pelo também homenageado Ivan Seixas, que é coordenador da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, de São Paulo. Durante a fala, Seixas lembrou que foi preso e torturado junto com o pai, Joaquim Alencar de Seixas, no DOI-Codi do Exército. O pai foi morto na unidade, após dias seguidos de tortura. Ele ressaltou a importância de ações de combate às violações dos direitos humanos e do trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que hoje pela manhã entregou o relatório final à Presidência da República e o disponibilizou à sociedade pela internet. Os dois atos marcaram o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Entre os condecorados com o prêmio também estavam a ex-militante Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, o goleiro Mário Lúcio Duarte Costa, o Aranha, que protagonizou corajosa reação ao racismo no futebol este ano, e o educador já falecido Paulo Freire, que teve o prêmio recebido pela viúva Anita Freire. Ao todo, 22 pessoas e entidades foram agraciadas em 21 categorias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário