quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jornalista chegou a ser processado por ter publicado manifesto

Na manhã da último dia 13, a Comissão Municipal da Verdade entrevistou dois importantes jornalistas de Juiz de Fora. O primeiro entrevistado foi Renato Henrique Dias. Nascido em Juiz de Fora em 1949, tinha apenas 15 anos quando foi deflagrado o golpe militar no país em 1964. Com a impossibilidade de ter acesso à informação por questões financeiras, por não ter aparelho de rádio em casa nem como comprar jornais, Renato não tinha consciência do que de fato acontecia no país: “Apesar de estar ciente de que algo não estava bom no governo de João Goulart, não sabia que o golpe havia saído de Juiz de Fora.” Mesmo servindo ao Exército em 1968, o jornalista só compreendeu a situação do país quando começou a trabalhar no escritório da Livraria Exata, onde começou a ler artigos e ter acesso a periódicos como O Pasquim e Jornal do Brasil. A partir daí tomou consciência de que estava vivendo sob forte repressão.
Renato Henrique Dias foi julgado e absolvido
no "Julgamento dos 18"

Começou a estudar jornalismo na UFJF no início da década de 1970 e diz que o jornalista José Carlos de Lery Guimarães foi sua maior inspiração ao escolher o curso. Na faculdade, acompanhava os movimentos estudantis, mas não teve participação efetiva em diretórios acadêmicos ou partidos políticos. Iniciou seu trabalho na imprensa como estagiário na editoria policial do Diário da Tarde, impresso do grupo Diários Associados, no final dos anos 1970. Em uma manifestação para a melhoria do transporte público, Renato foi mordido por um cachorro da polícia que chegou também com a cavalaria para conter os manifestantes.

Nesse momento, os jornais já tinham mais liberdade em suas publicações, inclusive as prisões eram noticiadas. Mas haviam resquícios da mão do poder na redação e algumas reportagens eram “adiadas” pelos próprios editores. Seu grande contato com a ditadura foi em um processo que sofreu como editor de cidade por publicar uma matéria sobre o manifesto de sindicatos e movimentos estudantis que denunciava suspeitas de fraude na acusação de um professor pela Lei de Segurança Nacional. Renato diz que os jornalistas foram incluídos no processo porque estariam “desmoralizando a Justiça Militar ao publicar esse tipo de denúncia”. Ele, o editor-chefe e a repórter que apurou a matéria, além de outras 15 pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a elaboração do manifesto, foram a julgamento em novembro de 1981, no que ficou conhecido como “Julgamento dos 18”. Ao final, todos foram absolvidos.

O jornalista tem poucas recordações do movimento pró-anistia apesar de ter sido muito forte e com enorme espaço de divulgação nos jornais. Para ele, o seu papel no período da ditadura era como o de um historiador: “A minha intenção era ser um instrumento de divulgação dos fatos, para estarem documentados os acontecimentos do período.”

Renato lembrou de como Juiz de Fora era uma cidade conservadora, o que refletia no conservadorismo dos próprios jornais e ressaltou a diferença entre o jornalismo praticado naquela época e o de hoje: “A mídia fazia a cabeça das pessoas. Hoje a força popular é muito maior e ela manipula a cabeça da mídia.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário