terça-feira, 11 de novembro de 2014

Marcada para o dia 17 a solenidade de devolução dos documentos retidos no período da ditadura




Auditoria Militar e CMV-JF promovem devolução

de documentos retidos no período da ditadura
 
A Auditoria da 4ª Circunscrição Judiciária Militar (4ª CJM) e a Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora (CMV-JF) promovem no próximo dia 17 de novembro, às 19h, no plenário da sede da Auditoria, solenidade para restituir documentos pessoais juntados aos autos e que não foram retirados pelas pessoas que responderam inquérito ou processo nesta Auditoria no período de 1964 a 1985. A maior parte desse material (o que inclui fotos, passaporte, carteiras de identidade e de trabalho, entre outros documentos) é referente à década de 1970 e ficou sob guarda judicial, mas, com o encerramento dos processos, parte dos interessados não retornou para buscar a documentação. Devido à importância do ato, devem participar da solenidade a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), a conselheira Vanda Oliveira, da Comissão de anistia do Ministério da Justiça, e um representante da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Entre os que tiveram a documentação retida estão a presidente da República, Dilma Rousseff, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Além deles, outras dezenas de pessoas que atuaram como militantes contra o sistema de repressão ainda têm documentação sob a tutela da Auditoria da 4ª CJM. A lista completa com os nomes das pessoas cuja documentação foi localizada pela equipe da auditoria encontra-se abaixo e todas estão convidadas para receberem o que lhes compete neste ato simbólico pela consciência democrática.

A realização deste ato de restituição de documentos conta com o importante apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Juiz de Fora e seccional Minas Gerais, Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, Prefeitura de Juiz de Fora, Câmara Municipal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Comissão da Verdade de Minas Gerais (Covemg) e Comissão Nacional da Verdade (CNV).





SERVIÇO

Ato de restituição de documentos retidos na Auditoria da 4ª CJM

Data: 17/11/2014

Hora: 19h

Local: Plenário da Auditoria Militar (Rua Mariano Procópio 820, Bairro Mariano Procópio, Juiz de Fora/MG)



INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora:

Telefone (ligação gratuita): 0800-9700707




Fernanda Sanglard (jornalista e integrante da CMV-JF): (32) 9199-9984




Nenhum comentário:

Postar um comentário